sábado

Mel do Melhor 02: Giuseppe Ungaretti

...
...
Nesta primeira semana de novembro, o Mel do Melhor apresentará Giuseppe Ungaretti, vasto poeta italiano, a partir dos Hinos que compõem uma parte do livro Sentimento do Tempo, ainda inédito em português. Imperdível!
...
Pequena biografia: Giuseppe Ungaretti, filho de italianos da Toscana, nasceu em 10 de fevereiro de 1888 em Alexandria, onde realizou seus primeiros estudos. Em 1912 visitou pela primeira vez a Itália a caminho de Paris. Estudou na Sorbonne, conheceu os movimentos de vanguarda e fez amizade com algumas das figuras mais importantes da cultura contemporânea, tais como Apollinaire, Gide, Max Jacob e Picasso. Em 1915-18, luta como soldado pela Itália na I guerra. Dessa experiência surge seu primeiro livro - "A Alegria" (1914-9). Em 1921 se estabelece em Roma, onde escreve "Sentimento do Tempo", obra realmente marcada pela consciência da temporalidade. Em 1936, muda-se para o BRASIL e ocupa a cátedra de Língua e Literatura Italiana na USP. Nesse período, morre seu filho Antonietto, de 9 anos, a quem dedica o livro "A Dor". Em 1942, retorna a Itália e leciona na Universidade de Roma. Em 1950, mundialmente famoso, publica "A Terra Prometida". Morre em Milão em 1970, tendo organizado sua obra, "Vita d´un Uomo".
...
A quem se interessar possa: há uma comunidade no Orkut dedicada ao mestre italiano, na qual há outros grandes poemas. Veja e participe!
...