sábado

Mel do Melhor 08: JOSÉ GOMES FERREIRA

...

...
A oitava edição do Mel do Melhor apresenta José Gomes Ferreira (1900-85), mportantíssimo escritor, poeta e ficcionista português, natural do Porto, contemporâneo de Fernando Pessoa. Formou-se em Direito em 1924, tendo sido cônsul na Noruega entre 1925 e 1929. Após o seu regresso a Portugal, enveredou pela carreira jornalística. Foi colaborador de vários jornais e revistas, tais como a Presença, a Seara Nova e Gazeta Musical e de Todas as Artes. Esteve ligado ao grupo do Novo Cancioneiro, sendo geral o reconhecimento das afinidades entre a sua obra e o neo-realismo. José Gomes Ferreira foi um representante do artista social e politicamente empenhado, nas suas reacções e revoltas face aos problemas e injustiças do mundo. Mas a sua poética acusa influências tão variadas quanto a do empenhamento neo-realista, o visionarismo surrealista ou o saudosismo, numa dialéctica constante entre a irrealidade e a realidade, entre as suas tendências individualistas e a necessidade de partilhar o sofrimento dos outros.
...
Os poemas que o Mel do Melhor irá apresentar fazem parte do livro Areia, de 1938, que está presente no primeiro livro das obras completas de José Gomes Ferreira, entitulada Poeta Militante.
...
Não custa lembrar que o poeta brasileiro Carlos Felipe Moisés (futuramente também por aqui) escreveu um ensaio à título de doutoramento chamado Poética da Rebeldia - A trajectória militante de José Gomes Ferreira, ensaio que foi editado pela Moraes de Lisboa em 1983. Vale conferir.
...
Mais sobre o vasto poeta português, cujo centenário de nascimento se deu há cinco anos, encontra-se nos sites As Tormentas, TriploV e O Canto, todos de além mar.
......
Ainda mais haverá na comunidade José Gomes Ferreira no Orkut, bem como na comunidade o Mel do Melhor, também por .
...